Pular para o conteúdo

Esporte para crianças: saiba a importância desse incentivo!

esporte_para_criancas_saiba_a_importancia_desse_incentivo

A prática regular de exercícios físicos já faz parte da vida de muitas pessoas, inclusive, das crianças, sendo um hábito que influencia positivamente na saúde e no desenvolvimento adequado. Entretanto especialistas recomendam que as atividades físicas sejam praticadas de maneira equilibrada, respeitando as habilidades motoras e a capacidade de aprendizado da criança, pois elas podem ser um fator fundamental de desenvolvimento, desde que contribuam de forma positiva.

Um estudo publicado no The Jornal os Pediatrics avaliou a relação entre os efeitos da atividade física na obesidade e no controle cognitivo infantil. Esses efeitos foram analisados durante nove meses, em crianças de 8 a 9 anos de idade, com obesidade e com peso saudável, comparando as alterações apresentadas entre os dois grupos. Após esse período de nove meses praticando atividade física regular, os participantes tiveram sua função cognitiva avaliada por meio de tarefas de controle inibitório, que verificaram suas habilidades em controlar o comportamento diante de estímulos externos específicos.

Os resultados do estudo evidenciaram a redução na adiposidade nas crianças que praticaram exercícios, especialmente, naquelas com obesidade. No mesmo período, as crianças que não realizaram atividade física apresentaram aumento de tecido adiposo visceral. A conclusão dos pesquisadores foi que os benefícios encontrados ao final do estudo foram relacionados à atividade física, assim como as consequências observadas no desempenho cognitivo das crianças participantes. Esse hábito foi capaz de alterar, de maneira benéfica, o controle inibitório dos participantes, mormente, entre as consideradas obesas no início do estudo, auxiliando na redução do tecido adiposo visceral.

A participação em um programa diário de atividade física não só reduz a adiposidade, mas, também, melhora a função cognitiva das crianças, comprovado neste e em outros estudos científicos. Tais achados revelam que os benefícios da prática de exercícios físicos para melhorar a função cognitiva são particularmente evidentes entre as crianças com excesso de peso.

 

REFERÊNCIAS

FINEGOOD, D.; MERTH, T.; RUTTER, H. Implications of the Foresight Obesity System Map for Solutions to Childhood Obesity. Obesity, v. 18, p. S13-S16, 2010.

RAINE, L. et al. Obesity, Visceral Adipose Tissue, and Cognitive Function in Childhood. The Journal of Pediatrics, v. 187, p. 134-140, aug. 2017.

WANG Y, W. et al. What childhood obesity prevention programmes work? A systematic review and meta‐analysis. Obesity Reviews, v. 16, n. 7, p. 547-565, 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade

Open chat
Olá 👋
Como posso ajudar?