Diversos estudos vêm relatando a influência do óxido nítrico (NO) na melhora do desempenho esportivo. E isso ocorre por conta de sua atuação como modulador do fluxo sanguíneo, do metabolismo energético muscular e da respiração mitocondrial durante o exercício. A L-Citrulina é um aminoácido presente no organismo que atua como precursor endógeno da L-arginina, substrato para a enzima óxido nítrico-sintase que sintetiza o NO. A suplementação de L-citrulina mostra-se benéfica de acordo com estudos, incluindo sua influência na performance em exercícios de alta intensidade mediante a regulação positiva dessa síntese.
Um estudo crossover, duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, teve como objetivo avaliar o efeito da suplementação oral de L-citrulina no desempenho de ciclistas em prova de 4km, observando o tempo de duração. A amostra foi composta por 22 homens saudáveis e treinados que ingeriram 2,4 gramas por dia de L-citrulina ou placebo, durante 7 dias, e uma hora antes da prova de avaliação, no oitavo dia. Para isso, foi analisado o tempo necessário para completar o ciclo de 4km, juntamente com a relação potência/VO2, níveis de nitrito e nitrato de plasma (NOx), de aminoácidos e escores de escala analógica visual (VAS). Os resultados mostraram que a suplementação aumentou significativamente os níveis plasmáticos de L-arginina e reduziu o tempo de conclusão da prova em 1,5%, em comparação com a substância placebo. Além disso, a L-citrulina auxiliou na capacidade de concentração no exercício e reduziu o estado de fadiga muscular.
Na discussão, os autores levantaram um estudo que associou a ingestão oral de 6 gramas de L-citrulina, duas horas antes do exercício, com a melhora da utilização de BCAA, que são metabolizados nos músculos para produzir energia. Comparando com o estudo deles, a suplementação resultou em diminuição de níveis de BCAA plasmático, indicando que a L-citrulina promove uma espécie de otimização metabólica na utilização desses aminoácidos.
Um número crescente de suplementos esportivos inclui a L-arginina associada ao aumento da produção de NO. Entretanto esse aminoácido é rapidamente metabolizado no intestino e no fígado quando administrado oralmente o que não o torna tão eficiente quanto a esse propósito. Com isso, suplementar a L-citrulina torna-se mais eficaz neste caso, visto que é precursor da arginina no organismo.
REFERÊNCIAS
SUZUKI, T. et al. Oral L-citrulline supplementation enhances cycling time trial performance in healthy trained men: Double-blind randomized placebo-controlled 2-way crossover study. Journal of the International Society of Sports Nutrition., v. 13, n. 6, 2016.
SUREDA, A. et al. L-citrulline-malate influence over branched chain amino acid utilization during exercise. Eur J Appl Physiol., v. 110, n.2, p. 341-51, Sep. 2010.
NAGASHIMA, J. et al. Three-month exercise and weight loss program improves heart rate recovery in obese persons along with cardiopulmonary function. J Cardiol., v. 56, n. 1, p. 79-84, Jul. 2010.